cinco anos e um único ideal: criar a comunidade perfeita.

Como surgiria uma comunidade diversificada?

Em meados de agosto do ano de 2005, surgiu a insatisfação de alguns membros das duas EPER (Eles Perguntam, Elas Respondem – Elas perguntam, Eles Respondem), a sementinha da VPTR nasceu no coração do Impiedoso.

Ele resolveu criar um espaço de maior qualidade onde todos perguntassem e respondessem. Um espaço diferente dos já existentes no orkut, com mais conteúdo. Solto, livre, amplo – para as mais diversas discussões, temas, culturas, ideologias, filosofias: desde que imperasse o respeito mútuo.

Ao primeiro dia do mês de setembro daquele ano, nasce a comunidade VOCÊ PERGUNTA, TODOS RESPONDEM.

O tempo foi passando, os participantes aderindo. Da comunidade, várias amizades e casais reais se formaram.  A VPTR mudou o conceito de muita gente sobre relacionamentos virtuais, provando por A + B, que a escrita quando bem empregada, é um meio de comunicação real [e poderoso!] num mundo virtual. Daqui formaram-se grupos e outras comunidades pelo Brasil inteiro, onde sempre se encontram e festejam a amizade que teve como berço este espaço virtual.

Durante todo este tempo de existência da comunidade, muitos fatos alegres e tristes aconteceram. Amizades foram sendo formadas com tamanha velocidade e profundidade que era difícil compreender, afinal aquela situação era inesperada a todos, sejam a presença ou a ausência dessas pessoas em nosso cotidiano.

Unimos-nos muitas vezes para sorrir e gargalhar, eram tantas alegrias e brincadeiras! Unimos-nos muitas vezes para chorar e orar -  a partida do Joan e de alguns parentes e esposa de membros queridos, as doenças pelas quais participantes e parentes destes enfrentaram.

Como não lembrar das vezes que unimo-nos em grupos para discutir e brigar. Era algo tão intenso, éramos tão inexperientes. Não sabíamos lidar com situações conflitantes com a maturidade e calma que temos atualmente. Erramos bastante no princípio...

“Fiz tantas loucuras... afff... fui clonado, tive a comunidade clonada, me abri demais pra pessoas que até hoje usam minhas confidencias pra me sacanear, afrontei pessoas que não mereciam ser afrontadas, magoei outras devido meu ego entre tantas coisas...é....e hoje digo que, apesar dos pesares...VALEU !! cresci como homem e como ser humano !!” (Impiedoso)

“Logo de cara eu cometi grandes erros, comprei brigas que não eram minhas...confesso que peguei o bonde andando e ainda quis sentar na janelinha hihihi. Impi assume sua parte da responsabilidade nos erros e eu tb assumo a minha... hj em dia tentamos não cometer os mesmos erros e manter a Vptr em harmonia, com discussões calorosas mas sem desrespeito e ofensas...isso faz parte do passado.” (Thaty)

“Uma filosofia que prega a diversidade, prega o respeito mútuo. Não é por termos esta filosofia que nos tornamos sobre-humanos e nos livramos da possibilidade de errar. Erramos sim, erramos o mesmo tanto que vc ou ele podem errar mas, por estarmos em posição de exposição (moderação) nossos erros se tornam mais evidentes, não dá pra colocá-los debaixo do tapete...o que importa é que evoluímos, reconhecemos e (o mais importante) tentamos ser melhores, tentamos superar nossas falhas como pessoas e como moderadores.” (Danz)

São sorrisos, lágrimas; bofetadas e carinhos; falsidade e sinceridade; velho e novo. É exatamente esta mistura louca que faz da VPTR uma comunidade dinâmica e fascinante. Somos membros virtuais de uma comunidade de internet, mas, já ganhamos amizades reais, sofremos perdas reais. Como isto é possível?

Para muitos de nós a VPTR não acaba quando desligamos o PC, por que mesmo com ele desligado nossos laços continuam ali, presentes, reais.

O fato da VPTR ser tão intensa fez com que Impiedoso fosse vítima de muitos ataques pessoais e contra a comunidade com clonagens e ameaças; houve um período de grande stress onde ele paralisou repentinamente as atividades da comunidade e excluiu todos os membros. A idéia foi desfeita com muita conversa e insistência das moderadoras anteriores.

As portas se reabriram...
Fizemos aniversário de um ano, foi uma festa cheia de surpresas. Membros antigos, ex-membros, novatos, todos juntos reconhecendo o quão diferente e importante a VPTR é neste mundo virtual. Com a comunidade, aprendemos que virtual não significa irreal.

Dias após o aniversário, ocorreu um bug no orkut onde a VPTR foi excluída, exatamente no dia vinte e dois de setembro de dois mil e seis, após as dezoito horas. Os membros, imediatamente se mobilizaram e re-criaram a comunidade em outro endereço. Nessa ocasião não havia nenhum moderador on-line, este fato não foi empecilho para que a solução viesse. Por meio da união dos membros não perdemos nosso domínio no orkut e uma VPTR provisória abrigou a todos até a data em que a comunidade original nos foi devolvida.

Diante da devolução da VPTR original, ficamos com duas comunidades iguais e sem saber como fazer. Foi aberta uma enquete e juntos, moderadores e membros decidiram que a comunidade original se tornaria “Arquivos VPTR” e a criada durante o bug passaria a ser nosso atual endereço.

Chegamos ao segundo ano de vida, enfrentando parte das dificuldades encontradas no começo desta caminhada. A comunidade se renovou, sem perder sua habilidade de manter-se como uma das mais ativas dos perfis que de lá participam, com liberdade para discutir-se o que quiser, como convier, com apurada dose de inteligência e bom-senso. Sua nova fase tem sido muito mais madura, evoluída, sem os tropeços do primeiro ano e sempre com desafios a serem vencidos. Desmembramos assuntos para a VPTR Futebol, que mais tarde tornou-se a VPTR Jogos e Lazer (mais um espaço para entretenimento dos Vptrianos, e que, com a “evolução” do Orkut, perdeu seu sentido).

Sua intensidade manteve Impiedoso na mira de pessoas que, na fuga dos problemas que possuem offline, criaram novos e graves problemas tanto no mundo virtual quanto no real. A VPTR que seguia rumo ao terceiro ano de sucesso e já possuía 1.200 membros (consolidada como sucesso absoluto, mesmo com algumas dissidências), recebeu um novo ataque pessoal que levou Impi e moderadores a excluírem tanto a comunidade quanto seu arquivo, significando uma perda irreparável para quem cuidou com tanto esmero durante todo esse período. Passadas as turbulências, surgiu nova oportunidade para recomeçar, buscando incansavelmente o objetivo de construir uma comunidade ideal para muita gente boa!

Entre idas e vindas, nunca perdemos e não perderemos nossa essência: ser uma comunidade original e criativa, sincera e transparente, feita de gente, feita com regras: ÚNICA!

“Quero agradecer a todos que um dia fizeram parte da VPTR, independente de estarem em outras comunidades provenientes daqui, pois todas elas contribuíram com minha evolução de alguma maneira !! Agradeço aqueles que hoje, mesmo distantes, me deram a mão quando eu fraquejava, pois me mostraram o qto vale a pena lutar por um objetivo !! Agradeço também aqueles que me pisaram quando eu já estava caído, pois aprendi a levantar com esse peso todo, e hoje minhas pernas estão mais fortes para evitar novos tombos !! Peço desculpas aqueles que eu magoei por causa do maldito ego e não preciso perdoar os que me metralharam, pois o verdadeiro perdão está dentro de vocês mesmos !! Basta procurar da mesma maneira que eu procurei !! 

Quero agradecer principalmente a todos que atualmente fazem parte deste mundo tão querido !! Muitos chegaram agora, muitos estão faz tempo...uns irão embora, outros chegarão !! Por isso, vamos fazer de cada dia como se fosse o último, pois a única coisa que temos certeza, é que o tempo não volta e daí a importância de usar cada segundo em busca da felicidade !!
(Impi)

=========  //  =========

A VPTR é uma das minhas casas no mundo online. Um lugar onde encontro a diversidade de opiniões e de personalidades, com papos agradáveis e tópicos inteligentes, com um foco muito grande no que cada membro representa pro nosso lugar, onde o respeito impera e nos permitimos cercar somente de pessoas interessantes, em todos os sentidos.

Sem deixar de lembrar e agradecer a Danz, Thaty e Maga: mulheres fantásticas que já estiveram à frente desta comunidade e tem grande responsabilidade por chegarmos onde estamos. Obrigado!
(Tony) 

Com esta “breve” apresentação, desejo que você vptriano ou não que nos lê neste momento, sinta-se parte de nós.
E sentindo parte de nós, esperamos que participe conosco ativamente deste espaço criado com tanto carinho e dedicação: é para você.

Moderação VPTR

VOLTAR PARA A COMUNIDADE